.
Os musgos são representantes do grupo das b e como tal são desprovidos de vasos de condução e tecidos. São constituídos por caulóides, rizóides e filóides. São plantas criptógamas, isto é, que possuem o órgão reprodutor escondido, ou que não possuem flores e nem sementes. Preferem viver em lugares húmidos (são dependentes da água para a reprodução, cuja fase dominante é a gametofítica), e preferem lugares com sombra (umbrófitas). Geralmente atingem poucos centímetros de altura justamente por não possuírem vasos de condução de seiva, In Wikipédia
Encontram-se divididos em três classes: Sphagnidae (os musgos-de-turfeira), Andreaeidae (os musgos-de-granito) eBryidae (conhecidos como “musgos verdadeiros”).
Esta planta minúscula, na vila, desenvolve-se nas estações de chuvas e acrescenta o seu verde caraterístico - o verde musgo - à paisagem. Fazia parte na nossa meninice dos materiais de brincar, arrancando em placas que constituíam verdadeiros tapetes colridos e fofos. Tapetes com que inevitavelmente se fazia todos os anos o chão onde assentava o Presépio do Natal.
Também entrou na linguagem para classificação do feitio daqueles para quem o calado é o melhor. Dizia-se daquele que é pouco expressivo em palavras e gestos: é um musgo!
Artigo Completo: Etnobotânica - Musgos - Hortêncio
Fonte: vilarmaior1
Sem comentários:
Enviar um comentário