25 de março de 2014

A Encomendação das almas

 

 

Não sei qual a versão que será cantada na Ruvina. Em Vilar Maior a versão era a que se segue, talvez incompleta.

 

Encomendação das almas

 

Ó vós outros caminhantes                      

parai e ouvi , olhai cá

Em ver vossa piedade

Em ver-vos bastará

 

Aqui es estou no purgatório

De fogo e leite estendido

Sofrendo os maiores tormentos

E a ausência do Deus querido

 

Ó almas que estais na cama

A dormir e a descansar

Nem somente vos lembrais

Das almas que estão a penar

 

Das almas que estão a penar

E é bem que nos lembremos

Que todos emos de morrer

Quem sabe para onde iremos

 

Passageiros que passais

Vós passais e eu cá fico

Rezai-me um padre nosso

Que é o mais que eu necessito

 

Cristão reza o teu rosário

Não o tragas pelo chão

Quem reza à virgem Maria

Certa tem a salvação

 

Não caias na atentação

Como a calma na geada

Que andam para nos tentar

Os três  inimigos da alma

 

O primeiro é o mundo

Cá havemos de o deixar

O segundo é nossas carnes

Que em vícios há-de acabar

 

Este canto lúgubre e lamurioso, que recordo ainda da minha infância, era entoado na quaresma. Depois de uma badalada no sino da torre começa  o grupo a cantar no Arco, no Sr dos Aflitos ou na Ladeira. Entre as estrofes soa nova badalada no sino seguindo-se o tempo de silêncio para que os que se encontram na cama a possam rezar.         Participam na encomendação das almas casados e solteiros, homens e mulheres que, geralmente, combinam em segredo. Acontece, por isso, que , por vezes se encontra mais do que um grupo para o mesmo. As mulheres  com o xaile que habitualmente trazem, colocam-no sobre a cabeça em arco para  soar melhor (per-sonare, personagem -Conduzindo-nos assim  aos mesmos  gestos e significados do teatro grego).Tratava-se de uma  singularíssima representação  plena de significação.

In, Memórias de Vilar Maior- Minha Terra, minha gente - Pgs 159, 160. Júlio Marques




Artigo Completo: A Encomendação das almas
Fonte: vilarmaior1
5 O CHIBITO: A Encomendação das almas     Não sei qual a versão que será cantada na Ruvina. Em Vilar Maior a versão era a que se segue, talvez incompleta.   Encomendaçã...

14:44 | 25 de março de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >