Eu penso que o distrito da Guarda se devia auto proclamar capital das feiras, durante o Carnaval. Não levem a mal... O bom do Carnaval é dizer o que se apetece e o receptor da mensagem não levar a mal.
Feiras, feiras, feiras. Muitas de queijo, outras de enchidos e a habitual das tradições. Todas na mesma altura, coincidência ou estratégia? Poderia haver outra razão, mas deixemos a má língua para outro Carnaval...
Vamos à estratégia: se os concelhos organizadores de eventos estão concertados em torno de criar atracções para chamar turistas carnavalescos, então criar um circuito de eventos será interessante para promover o distrito, mostrando as suas potencialidades. Aqui a Guarda poderá assumir um papel central, pois apresenta, nos fim dos outros festejos, o grand finale, o Julgamento do Galo.
Com uma CIM que engloba maior parte dos concelhos do distrito da Guarda, a potencialidade poderia ser, como já aqui escrevi, pensar a região como um todo, vendo como é que cada concelho pode contribuir para o desenvolvimento da mesma, concertando acções e até reivindicações que catapultem a economia local.
Agora, a coincidência: como todos os concelhos ambicionam proporcionar aos seus habitantes momentos de descontracção, contribuindo até para atrair turistas à sua região, marcaram as festarolas, por coincidência, para a altura do Carnaval, prevendo mais turistas. Contudo, com tanta festa e feiras, a região acaba por passar despercebida no panorama nacional, pois não consegue apresentar um programa concertado, articulado entre todos, que permita, isso sim, que o turista visite os concelhos. Porquê?
A resposta, para mim é simples, por exemplo, olhando para os cartaz de cada festa e a promoção feita, todos os concelhos querem mostrar que são melhor que o outro, disputando artistas, acabando que os espectáculos e eventos sejam somente para os residentes. Desta forma não se está a garantir o desenvolvimento de um concelho, uma vez que as economias locais estão enfraquecidas sendo preciso aumentar o consumo local.
Até ao próximo post!
Artigo Completo: É Carnaval... Será que Alguém Leva a Mal?
Fonte: Sentido Interior
2 de março de 2014
5
O CHIBITO: É Carnaval... Será que Alguém Leva a Mal?
Eu penso que o distrito da Guarda se devia auto proclamar capital das feiras, durante o Carnaval. Não levem a mal... O bom do Carnaval é diz...
20:44 | 2 de março de 2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário