28 de março de 2014

O encanto da Lameira!



O encanto da Lameira, permanece nas brincadeiras de jogos sempre iguais e em estórias gravadas nas pedras de granito aparelhado de casas envolventes, como as que guarda esta casa de meio século atrás em que nos baixos o tio "Pirolas" aplicava nos momentos de folga do trabalho do campo, a sua arte de barbeiro, a troco de rasas ou alqueires de cereais. Fazia sentido que assim fosse, pois sendo o barbeiro mais um habitante da aldeia, que trabalhava as suas terras como os restantes para o seu sustento, o tempo que gastava a fazer as barbas aos homens da aldeia, ou melhor, a aparar e/ou desfazer, não podia trabalhar, logo teria de ser compensado!
Depois, este largo, como porventura outros similares, reunindo o comércio de aldeia e a nossa-Forninhos- não escapou  à regra. Ao centro, a venda do Augusto Marques, desde o ancinho ao machado; um pouco acima, a taberna do Zé Matela; mais abaixo a mercearia, farmácia e correio do Zé Bernardo.
Meio século após, o Largo está mais fidalgo acompanhando o evoluir dos tempos, mas cuidado Lameira, sem glamour desprovido, mantém a tua beleza pois impagável é a riqueza que guardas dentro de ti!

Pudera voltar a ti
E ouvir o teu cantar
No arrastar dos tamancos
Com a lama das courelas
Cantando ao chiar dos carros
Das vacas, pois evidente
Tanto fervilhar de gente
Que te pintava nas telas
Desse espaço esburacado
Sempre de todas mais bela
De ti sempre enamorado
Sem outra coisa na ideia
Como é bom estar encostado
No meu Largo da Lameira.

(28 de Março de 2014
inédito - XicoAlmeida)


Espero que gostem!!!



Artigo Completo: O encanto da Lameira!
Fonte: O Blog dos Forninhenses
5 O CHIBITO: O encanto da Lameira! O encanto da Lameira, p ermanece nas brincadeiras de jogos sempre iguais e em estórias gravadas nas pedras de granito aparelhado d...

21:52 | 28 de março de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >