28 de março de 2014

Programação TMG

      Entre abril e julho de 2014, o TMG tem muitas propostas diversificadas que vão da música às artes plásticas, passando pelo teatro, dança e cinema.

      Em abril, é de destacar o ciclo “Comemorações dos 40 anos do 25 de abril” com diversas iniciativas que vão do teatro às tertúlias, do cinema à fotografia e da música às oficinas.

     Deste ciclo destacam-se a estreia do espetáculo “Revisitar Abril: as canções 40 anos depois” do músico Carlos Barreto Xavier, no dia 26; a peça “O Fascismo dos Bons Homens” pelo Trigo Limpo Teatro ACERT no dia 30, baseado no livro de Valter Hugo Mãe “a máquina de fazer espanhóis” e ainda o concerto, no dia 25, dos Gaiteiros de Lisboa, um espetáculo que também comemora o 9º aniversário do TMG. Os Gaiteiros trazem as canções do seu último disco “Avis Rara”.

     Na música, refiram-se os concertos Matt Elliott (Reino Unido) no dia 10 de maio, LUME – Lisbon Underground Music Ensemble no dia 13 de junho e os Dead Combo a 12 de julho.

     Matt Elliott é um reputado músico britânico que há anos usa a folk europeia e a eletrónica nos seus trabalhos. Ao TMG traz o seu último disco, “Only Myocardial Infarction Can Break Your Heart”. Um disco “Belo e melancólico”.

     O Ensemble LUME, a big band de jazz do músico Marco Barroso, promete misturar funk à música textural e boogie woogie a ambientes impressionistas.

    Os Dead Combo trazem “A Bunch of Meninos”, o último disco, agora em digressão nacional.

    Ainda na música, lugar para os concertos do guitarrista Sébastien Vachez (França), dia 5 de abril; A Besta + Too Many Riffs, a 9 de Maio; Driving Mrs Satan (Itália/ Reino Unido) no dia 15 de maio; Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de S. José da Guarda, dia 17 de maio; Dorahoag no dia 6 de junho; a dupla de Braga Ermo no dia 26 de junho; o Ensemble VioliArt a 8 de julho; e João Pires com o espetáculo “Caminhar”.

     No teatro, destaque para a estreia de “Era Proibido Roer os Ossos [a partir da ‘Carta ao pai’ e ‘Relatório a uma academia’ de Franz Kafka” pelo novo projeto teatral da Guarda, o Teatro do CalaFrio, em cena de 9 a 12 de abril. A encenação é de Américo Rodrigues e a interpretação é de Américo Rodrigues, José Neves e Valdemar Santos.

     Em maio outra estreia. O Aquilo Teatro apresenta de 22 a 24 “Theta [sessão hipnótica] com texto de Gabriel Godinho, encenação de João Louro e interpretação de Nuno Tavares, Daniel Simão, Ana Estêvão e Manuel Tavares. Em Junho, no dia 20, La Fontana Formas Animadas apresenta “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto com encenação e interpretação de Marcelo Lafontana, num cruzamento do seu teatro de papel [“Anfitrião”] com recursos multimédia.

     A 19 de julho, há teatro musical no TMG com o projeto comunitário original intitulado “9 Portas Para o Mundo” resultante do curso de Teatro Musical organizado pelo Conservatório de Música de S. José,Teatro Municipal da Guarda e Câmara Municipal da Guarda. A encenação é de Antónia Terrinha e a direção de dança e movimento é de Romulus Neagu e a direção musical é de Hugo Simões.

     Na dança, o registo para “Eternuridade” de Amélia Bentes, no dia 4 de julho. Um espetáculo sobre «o corpo dos afetos». Amélia Bentes é coreografa, intérprete e professora na Escola Superior de Dança. É autora de dezenas de criações de que são exemplo “Fun da Mental” ou “Vivamus”.

     Neste quadrimestre prossegue a iniciativa Famílias ao Teatro. No dia 19 de abril o programa para as famílias será o filme “O Garoto de Charlot”; a 3 de Maio a “Orquestra de Brinquedos” numa ante –estreia nacional e no dia 21 de Junho o espetáculo “Pirilampos e Estrela” de Ana Lúcia Palminha.

     O destaque do cinema nestes quatro meses vai para o Ciclo de Cinema Brasileiro, numa co-organização com o Cineclube da Guarda, que decorrerá entre 6 e 14 de Maio, com os filmes “O Som ao Redor” de Kleber Mendonça, “Sudoeste” de Eduardo Nunes, “Mutum” de Sandra Kogut e “Os Inquilinos” de Sérgio Bianchi. A pretexto do ciclo haverá ainda a exposição de fotografia “Metabrasilia” de Leonardo Wen e uma ação de pintura mural com o artista brasileiro L7M.

     O TMG apresentará ainda filmes dos realizadores Claude Lanzmann, Ari Folman e em colaboração com o Cineclube da Guarda: filmes de Bernardo Bertolucci, François Ozon e Agnès Jaqui.

     No Ciclo DOC in CC, o TMG apresentará documentários sobre Jean-Michel Basquiat, Maio de 68, a banda The Doors e ainda sobre o grupo de humoristas britânicos Monty Python.

     No cinema, é de referir ainda a estreia do Cine Concerto 7 [trilogia de curtas-metragens com música ao vivo] que desta vez traz os músicos César Cravo, Gilberto Costa e José Tavares a musicar curtas de animação russas, a 5 de Julho.

     Nas artes plásticas anotemos a exposição “Subway Life – Vida Subterrânea”  de António Jorge Gonçalves que vai estar patente na Galeria de Arte de 12 de abril a 13 de julho. O artista plástico vai dinamizar também uma tertúlia a 12 de abril no Café Concerto sobre a sua exposição; no Café Concerto expõem Adalberto Carvalho, Hugo Branco e Pedro Matos.

     No Serviço Educativo, destaque para a atividade Mima-Fatáxa, de João Sousa Cardoso, no âmbito da Rede 5 sentidos, que junta Ana Deus e Ricardo Bueno a partir de textos de Almada Negreiros num espetáculo/ação que visa trabalhar com desempregados e que terá lugar no TMG nos dias 31 e 31 de Maio.

 

Fonte: TMG




Artigo Completo: Programação TMG
Fonte: correiodaguarda
5 O CHIBITO: Programação TMG       Entre abril e julho de 2014, o TMG tem muitas propostas diversificadas que vão da música às artes plásticas, passando pelo teatro, d...

23:22 | 28 de março de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >