1 de abril de 2014

Quem criou a lenda da moura e os borregos?

Há uma frase num conhecido filme americano, The Man Who Shot Valance, O Homem que Matou Liberty Valance (título em Portugal) que serve bem os propósitos do nosso 'post' de hoje. É proferida no final do filme e, em tradução livre, quer dizer mais ou menos isto: "Quando a lenda é mais interessante que a realidade, publique-se a lenda" (When the legend becomes fact, print the legend).
Foi isto que sucedeu exactamente com a história da moura e os borregos - narrada na fantástica obra «Forninhos, a terra dos nossos avós». Mas de onde veio esta história, que ninguém ouviu contar pela voz dos mais velhos?

Chamam a este local 'Barroqueira'
Aqui vai então a transcrição da lenda da moura e dos borregos, pág. 194:
"Na povoação de Forninhos, no lugar da Barroqueira, ainda podemos ver uma gruta que dizem ter sido talhada pelos mouros. Esta gruta, ainda que bem dissimulada pelo arvoredo e silvado, é bem conhecida dos pastores que ainda conduzem os seus rebanhos à pastagem e que por lá se extraviam.
Reza a lenda que, a cada cem anos, no dia de S. Pedro, pela calada da noite, uma moura encantada sai do seu refúgio e faz uma oferenda aos seus antepassados, imolando alguns borreguinhos.
Outros dizem que a bela moura sai muitas vezes e vai arruinando a vida dos pastores que têm sempre as cabeças dos animais bem contadinhas.
Como é sabida e conhecida a valentia beirã, um certo pastor da aldeia, farto de sentir na pele os excessos da moura e de ver as crias desaparecerem, decidiu enfrentá-la.
Estando habituado pelo ofício a passar as noites ao relento, acomodou-se à entrada da gruta e esperou que ela saísse. A bela dama não tardou a aparecer envolta em ouro e tecidos brilhantes, como convém a qualquer princesa.
Aturdido e com um olhar embevecido, o pastor ainda demorou a reagir, mas passado o torpor inicial, ergueu-se e não hesitou em apontar a sua caçadeira à bela dama.
- Que queres tu, minha ladra?!
Como se estivesse à espera, sem mostrar medo, com voz meiga e um sorriso, a moura respondeu-lhe:
- Tu já sabes o que eu quero.
O pastor, determinado e sem papas na língua, exclamou:
- Vai de retro, malvada! Se voltares a tocar num borreguinho, cravejo-te de chumbos!
Certa da coragem do pastor, a moura retraiu-se na sua gruta e ainda não voltou a ser vista.
Resta-nos saber se de fato ela só sai a cada cem anos e se estamos quase no centenário. Cabe agora aos mais novos, na data festiva, vigiar a dita gruta.".

Apenas por curiosidade, a referida data festiva é a que a igreja católica celebra dia 29 de Junho ou é a 29 do corrente, dia de S. Pedro de Verona, orago da extinta capela de S. Pedro?

Foto: David.



Artigo Completo: Quem criou a lenda da moura e os borregos?
Fonte: O Blog dos Forninhenses
5 O CHIBITO: Quem criou a lenda da moura e os borregos? Há uma frase num conhecido filme americano, The Man Who Shot Valance, O Homem que Matou Liberty Valance (título em Portugal)  que serve be...

01:30 | 1 de abril de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >