20 de março de 2015

As andorinhas

Uma andorinha não faz a primavera e por morrer uma andorinha não acaba a primavera, são dois provérbios que nos fazem relacionar andorinha com primavera. Elas estão quase a chegar, pois começa hoje, 20 de Março, às 22h45 a primavera.
A chegada das andorinhas é sempre bem recebida pelas pessoas, pois isso significa que o tempo está a ficar mais ameno. No campo, sempre foram aves cuja protecção as pessoas se encarregavam de assegurar, ninguém as caçava nos custilos, ninguém estragava os seus ninhos. Dizia-se que as andorinhas eram sagradas, sabe-se lá porquê.
Nas áreas mais urbanas, fazem os ninhos nas partes de baixo dos beirais dos telhados e são feitos à base de palha e lama que depois de seca confere uma consistência que lhe permitem segurarem-se. Os ninhos são totalmente tapados, apenas possuindo uma entrada do tamanho da ave.
Nas áreas rurais, as andorinhas fazem os ninhos, muitas vezes nas paredes, numa qualquer reentrância entre pedras.
Achamos este ninho de andorinha na parede duma casa, não habitada, de Forninhos:


A sua alimentação é quase exclusivamente efectuada à base de insectos que apanham em pleno voo. Quando se estão a alimentar voam com o bico aberto fazendo com que os insectos entrem naturalmente com o movimento. Também para beberem água o fazem, muitas vezes, com o bico aberto, fazendo voos rasantes às superfícies dos rios.
Diz-se que as andorinhas "advinham" quando vai chover, i.é., diz-se que quando as andorinhas voam baixo, ou seja, perto do chão, vai chover. Mas não é por as andorinhas possuírem qualquer característica meteorológica, o que se passa na verdade é que quando o ar fica mais húmido os insectos concentram-se junto ao solo e às andorinhas só lhes resta voar junto ao chão para, assim, facilmente apanharem os insectos.
Claro que as pessoas vêem mais facilmente as andorinhas do que os insectos, daí dizerem que estas "adivinham" a chuva, mas afinal "os meteorologistas" são os insectos!
Bem vistas as coisas, ajudam a proteger as colheitas dos insectos, pois cada andorinha come milhares de insectos por dia.
O seu canto, se de canto se pode falar, não é musicalmente rico, nem melodioso. 
Ouça o seu chilrear:




Artigo Completo: As andorinhas
Fonte: "Blog dos Forninhenses"
5 O CHIBITO: As andorinhas Uma andorinha não faz a primavera e por morrer uma andorinha não acaba a primavera , são dois provérbios que nos fazem relacionar andorinha...

19:44 | 20 de março de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >