22 de março de 2015

Retalhos da vida de uma aldeia

Acho o modelo desta salgadeira - arca em madeira que se enche de sal - muito interessante! Com compartimentos; um, para salgar as carnes e conservar os untos; outro, para a panela de barro com azeite usado para conservar alguns enchidos depois de retirados do fumeiro.
Porque estamos na quaresma não resisto a repetir um post que fiz há tempos e que nestes dias faz sentido reviver a situação. 


Sabiam que durante muitos anos era prática nos quarenta dias de preparação para a Páscoa, algumas famílias forninhenses pregarem a arca salgadeira? 
Não se tocava na carne da salgadeira, desde o dia de Entrudo/Carnaval, aonde se não ia enquanto não amanhecesse a Ressurreição do Senhor.
Presentemente sacrifícios como esse já se não fazem, mas em Forninhos ainda se vai usando  a "arca frigorifica " dos nossos avós e eu acho muito saborosa a carne que nela é conservada.
O(s) unto(s), gordura amassada, enrolada e moldada em bolo, acreditam que até ver esta fotografia não sabia sequer o que era, nem qual a sua função!
Pelo que entendi servia para temperar as sopas, principalmente o caldo verde. Também servia como creme ou pomada, usado para "desembaçar". Sei que a minha bisavó Emilia que "desembaçava" crianças doentes o fazia, rezando uma oração e aquecendo nas brasas um pouco de unto esfregava-o sobre a barriga do doente.
O sal era para todo o ano, com ele temperavam os alimentos e também as viandas dos animais. 
Trago hoje duas ou três situações de outros tempos, porque somos nós que hoje temos a incumbência de contar como foi a vida dos nossos avós, amanhã serão os nossos descendentes ou os descendentes deles, mas até lá que haja saúde e coza o forno, na Páscoa, os tradicionais bolos de azeite, os "folares" da nossa terra.


Estes nossos bolos, ao contrário de outras terras portuguesas, não são doces, são para ser comidos com queijo da serra, presunto e chouriça.



Artigo Completo: Retalhos da vida de uma aldeia
Fonte: "Blog dos Forninhenses"
5 O CHIBITO: Retalhos da vida de uma aldeia Acho o modelo desta salgadeira - arca em madeira que se enche de sal - muito interessante! Com compartimentos; um, para salgar as carnes e c...

19:56 | 22 de março de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >