6 de abril de 2014

Teatro do CalaFrio estreia primeira produção no TMG

Esta semana, estreia no TMG a primeira produção de um novo grupo da Guarda: o Teatro do CalaFrio. “Mas Era Proibido Roer os Ossos” parte de dois textos de Franz Kafka e junta em palco os atores Américo Rodrigues (que também encena o espetáculo), José Neves e Valdemar Santos com música original de Lynx Tungur. Estreia na quarta, 9 de abril, noPequeno Auditório do TMG e fica em cena até sábado, dia 11 de abril, com sessões às 21h30.

Neste espectáculo cruzam-se dois textos de Frank Kafka, um dos autores mais importantes da literatura ocidental: “Carta ao pai” e “Relatório a uma Academia”.
“Carta ao pai”: Em 1919, Franz Kafka escreveu ao seu pai, o comerciante judeu Hermann Kafka, uma longa carta. Na missiva, que nunca chegou a ser enviada, o escritor exprime a sua mágoa em relação ao um pai severo e dominador, que o autor apelida de “autoritário”, "tirano", "rei" e "Deus". Esta peça literária é, sobretudo, uma obra de auto-análise. Kafka escreve sobre a educação perversa que recebeu, considerando que lhe destruiu a auto-estima e o condenou ao medo de nunca corresponder às expectativas. Uma sinceridade extrema trespassa esta carta que nos fala, implacavelmente, da nossa fragilidade como humanos.
“Relatório a uma Academia”: Kafka narra a história de um macaco que decidiu tornar-se humano, através de um processo de imitação; fumar cachimbo, cuspir, falar, etc. Depois de domesticado o macaco entrou para um teatro de variedades e chegou a tornar-se uma vedeta no mundo dos espectáculos. Aos sérios doutores de uma Academia revela, no entanto, que “no sexo” continua a ser um macaco. O percurso do símio e da sua transformação são contados de forma "científica", com toques de cariz rocambolesco plenos de comicidade.

Teatro do CalaFrio é um novo projecto teatral, nascido na cidade da Guarda. Reúne criadores de diversas áreas artísticas, com larga experiência no teatro, na literatura e na música. Pretende fazer um teatro em que a palavra seja fundamental.

Imagem da autoria de Joana Oliveira Paiva.

Adquira bilhetes para os espetáculo aqui.



Artigo Completo: Teatro do CalaFrio estreia primeira produção no TMG
Fonte: Teatro Municipal da Guarda
5 O CHIBITO: Teatro do CalaFrio estreia primeira produção no TMG Esta semana, estreia no TMG a primeira produção de um novo grupo da Guarda: o Teatro do CalaFrio . “Mas Era Proibido Roer os Ossos” part...

10:49 | 6 de abril de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >