Esta semana, estreia no TMG a primeira produção de um novo grupo da Guarda: o Teatro do CalaFrio. “Mas Era Proibido Roer os Ossos” parte de dois textos de Franz Kafka e junta em palco os atores Américo Rodrigues (que também encena o espetáculo), José Neves e Valdemar Santos com música original de Lynx Tungur. Estreia na quarta, 9 de abril, noPequeno Auditório do TMG e fica em cena até sábado, dia 11 de abril, com sessões às 21h30.
Neste espectáculo cruzam-se dois textos de Frank Kafka, um dos autores mais importantes da literatura ocidental: “Carta ao pai” e “Relatório a uma Academia”.
Neste espectáculo cruzam-se dois textos de Frank Kafka, um dos autores mais importantes da literatura ocidental: “Carta ao pai” e “Relatório a uma Academia”.
“Carta ao pai”: Em 1919, Franz Kafka escreveu ao seu pai, o comerciante judeu Hermann Kafka, uma longa carta. Na missiva, que nunca chegou a ser enviada, o escritor exprime a sua mágoa em relação ao um pai severo e dominador, que o autor apelida de “autoritário”, "tirano", "rei" e "Deus". Esta peça literária é, sobretudo, uma obra de auto-análise. Kafka escreve sobre a educação perversa que recebeu, considerando que lhe destruiu a auto-estima e o condenou ao medo de nunca corresponder às expectativas. Uma sinceridade extrema trespassa esta carta que nos fala, implacavelmente, da nossa fragilidade como humanos.
“Relatório a uma Academia”: Kafka narra a história de um macaco que decidiu tornar-se humano, através de um processo de imitação; fumar cachimbo, cuspir, falar, etc. Depois de domesticado o macaco entrou para um teatro de variedades e chegou a tornar-se uma vedeta no mundo dos espectáculos. Aos sérios doutores de uma Academia revela, no entanto, que “no sexo” continua a ser um macaco. O percurso do símio e da sua transformação são contados de forma "científica", com toques de cariz rocambolesco plenos de comicidade.
Teatro do CalaFrio é um novo projecto teatral, nascido na cidade da Guarda. Reúne criadores de diversas áreas artísticas, com larga experiência no teatro, na literatura e na música. Pretende fazer um teatro em que a palavra seja fundamental.
Imagem da autoria de Joana Oliveira Paiva.
Adquira bilhetes para os espetáculo aqui.
Imagem da autoria de Joana Oliveira Paiva.
Adquira bilhetes para os espetáculo aqui.
Artigo Completo: Teatro do CalaFrio estreia primeira produção no TMG
Fonte: Teatro Municipal da Guarda
Sem comentários:
Enviar um comentário