“OS SAMARRAS”
FREGUESIA DO VALE DE MASSUEIME
18 DE Maio DE 2014
Realizou-se mais um encontro/almoço dos “SAMARRAS”, na região de Lisboa (Parque de Montachique - Loures), cuja realização foi oportunamente publicitada. A satisfação espelhada e manifestada pelos presentes, cerca de 75 adultos, Samarras e amigos e vários jovens e crianças, foi constante. Os organizadores do encontro que todos felicitaram, brindaram-nos com uma rica mesa de entradas; queijos e chouriços vários, sangria, vinho samarra e vários refrigerantes, enquanto outros abnegados Samarras se ocupavam dos assadores, da sardinha, febras e entremeadas. Uns aconchegavam o estômago, outros cumprimentavam-se e ainda outros, pais e avós corriam atrás dos benjamins. Já com as saladas prontas, passámos ao salão para aí sentados e acomodados apreciarmos estes saborosos assados.
As sobremesas e café foram novamente servidas no alpendre, que para quem não conhece também é coberto e também estas eram ricas, pois algumas Samarras não se esqueceram de levar as suas especialidades.
Sabemos que os deveres profissionais de alguns os impediram de estar presentes e todos compreenderam, mas possivelmente o jogo da final da taça de Portugal, também terá sido motivo para que alguns dos habituais não tivessem marcado presença.
Um membro da Comissão Organizadora, convidou os Samarras para se dirigirem novamente para o salão, onde era suposto haver uma reunião, da qual saísse algo de substancial, para se falar sobre o projecto “Monumento ao Mineiro Samarra” e dar um primeiro passo neste sentido.
Convêm referir que, em face dos pedidos expressos por muitos no blog “Osamarra” ao longo do ano transacto sobre o Monumento ao Mineiro, um grupo de Samarras têm trocado impressões sobre esta possibilidade e estava aprazada uma reunião com algum propósito evidente para este dia, pois era suposto que estivessem presentes mais Samarras, nomeadamente, alguns que reclamam este Monumento e outros que estarão dispostos a colaborar com toda a garra Samarra; mas por motivos alguns conhecidos outros imprevistos não puderam comparecer.
Valeu a possibilidade de se apresentar a cerca de 30 Samarras esta intenção, QUE TODOS APROVARAM e houve também quem alvitrasse que junto deste se criasse um Museu com algumas alfaias que os mineiros usaram, enquanto é possível recolhê-las e das artes agrícolas, pois estes trabalhadores foram “Mineiros - Agricultores”.
Em face do exposto, não foi possível cumprir um dos supostos objectivos, que era ter sido nomeada uma primeira comissão “ADOC” para começar a estudar algumas componentes da intenção. Como foi consensual que se fizesse uma acta desta reunião, tomei a iniciativa e ela aqui fica para conhecimento de todos.
António Paulos
Artigo Completo: Almoço de Confraternização dos Naturais de Santa Eufêmia
Fonte: O Samarra
Sem comentários:
Enviar um comentário