Estácion Arenales
Muito se falou da emigração para o Brasil e muito trabalho académico se produziu sobre esse tradicional e compreensível fenómeno migratório. Ao contrário, pouco se escreveu sobre o fenómeno migratório para a Argentina, nomeadamente a seguir à Primeira Guerra Mundial. Verdade é que foi um destino para muitos vilarmaiorenses sendo o mais conhecido de todos o Francisco Magalhães, avô da professora Maria Delfina Magalhães. Tivemos recentemente em Vilar Maior, em busca das suas raizes, Norberto Magalhães com esposa e dois filhos. Muitos vilarmaiorenses se dirigiram à Argentina, sendo o anfitrião Francisco Magalhaes como aconteceu aos irmãos Albino Marques e Daniel Marques. A localidade, próxima de Buenos Aires, era Estacion Arenales.
Ora, numa breve pesquisa no Google no site http://ift.tt/1lnjTscpot.pt/, encontrará memórias de pessoas e lugares e por lá encontrará em fotografias de vida social para além dos Magallanes(Osvaldo Magallenes), uma extensa família de Proenzas, tão certo serem de Vilar Maior ou de descendentes que o nome da terra se fixou no próprio nome:
Nelba Proenza de Villamayor e Enrique Villamayor.
Fica o desafio ao Norberto e família que nos visitaram e a todos os que tenham por lá ascendentes de os trazermos à memória.
Daniel Marques e esposa
Artigo Completo: Emigração para Argentina
Fonte: vilarmaior1
Sem comentários:
Enviar um comentário