A Comarca de Arganil, edição de 24 de Setembro de 1940
Com a presença de muito povo, "vendo-se inúmeros cavalheiros e senhoras da localidade", foi benzido o Cruzeiro pelo padre António Tarrinha. A cerimónia aconteceu em 22 de Setembro de 1944 e, da Igreja, seguiu para o local, "um cortejo com as crianças da Cruzada Eucaristica e várias insignias religiosas, a filarmónica local executando uma marcha".
O Cruzeiro construido em granito (...) achava-se coberto pelas bandeiras de Portugal e da Fundação, as quais foram descerradas pelos ilustres torroselenses, sr. Eng. José Mendes Leal e Dª Joana Mendes Leal.
(...) À noite, na sede da Liga Herminista Estrela de Alva, realizou-se uma sessão solene de encerramento das comemorações, com o salão da Liga
completamente cheio vendo-se "inúmeras e formosas senhoras".
Vários oradores usaram da palavra, nomeadamente, Luís de Albuquerque Pimentel, padre António Tarrinha, Eng. Mendes Leal e Francisco Mendes Póvoas, " infatigável regionalista, apresenta um curiosissimo trabalho sobre as origens de Torroselo".
(...) De tarde, antes da benção do Cruzeiro, realizara-se no edifício da Liga (...) um sarau recreativo.
Artigo Completo: Inauguração do Padrão Comemorativo dos Centenários da Fundação e Independência de Portugal em Torroselo
Fonte: António Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário