21 de maio de 2014

O loureiro - Hortêncio da Silva

In Cantinho das aromáticas- http://ift.tt/1pdT9yphttp://ift.tt/SkzSAso-laurus-nobilis-3/

Propriedades :

Medicinal: digestiva, tratamento de bronquites, gripes e constipações. Possui propriedades anticancerígenas, antissépticas, adstringente, carminativa, diurética, emética (induz o vómito), tonifica o estômago, estimula o apetite e a secreção de sucos digestivos. Quando consumida em doses elevadas apresenta propriedades narcóticas e é emenagogo (favorece a menstruação). O óleo do fruto é usado externamente para tratar entorses e hematomas; e o óleo as flohas tem propriedades narcótica, fungícida e antibacterial.

Condimentar: aromatizar diversas sopas, doces e pratos de carne. De aroma doce e balsâmico, ressaltam as notas a noz-moscada, a cânfora e uma adstringência refrescante. O louro é o ingrediente que nunca falta na cozinha portuguesa, sendo perfeito para caldos, guisados, todos os tipos de carne e também arroz. Combine com manjerona, salva, segurelha e tomilho.

Outros: O óleo essencial do fruto é utilizado nos sabões.

Contra-indicações/ Efeitos secundários /Observações:

Contra-indicações: abortiva – antigamente, era utilizada para promover o aborto.

Cuidados: a não ser em cuidados veterinários, as folhas e os frutos não devem ser ingeridas.

 

O loureiro que cura mazelas e condimenta a nossa comida, entrou no folclore do povo. 

Registado em sexta feira da Semana Santa de 2006. Enquanto o povo andava os Passos, a ti Olinda despejava um rosário de versos, como estes

 

Loureiro, verde loureiro

 

Loureiro,  verde loureiro

Loureiro assim ,assim

Enganaste a menina

Casa com ela, ó Joaquim

 

Casar com ela não caso

Porque ela não me faz conta

Loureiro, verde loureiro

Seco no meio, verde na ponta

 

Eu hei-de subir ao loureiro

Corrê-lo de folha em folha

Para que saibas amor

Que eu tenho muitos à escolha

 

Eu hei-de subir ao loureiro

Corrê-lo de nó em nó

Para que saibas meu amor

Que te tenho a ti só

 

Ó loureiro, ó loureiro

Loureiro da baga preta

Na vida dos namorados

Sempre há-de haver quem se meta

 

Eu não tenho coração

Nem partido, nem inteiro

Que o dei ao meu amor

Na sopinha de Loureiro

 

O loureiro é pau verde

Dá-se pelos quintais

Abalou-me o meu amor

Cada vez me alembra mais




Artigo Completo: O loureiro - Hortêncio da Silva
Fonte: vilarmaior1
5 O CHIBITO: O loureiro - Hortêncio da Silva In Cantinho das aromáticas- http://ift.tt/1pdT9yphttp://ift.tt/SkzSAso-laurus-nobilis-3/ Propriedades : Medicinal:  digestiva, tratame...

22:26 | 21 de maio de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >