6 de junho de 2014

A romaria de Nossa Senhora dos Verdes

Dia 9 de Junho (segunda-feira) realiza-se mais uma romaria à Nossa Senhora dos Verdes em Forninhos.

ex-voto 

Diz a lenda que o nome, Senhora dos Verdes, vem de quando na Era de 1720 uma terrível praga de gafanhotos assolou as culturas, pondo em causa o sustento da região e por tal, recorreram os povos ao patrocínio da Nossa Senhora das Neves, querendo dizer que já existia uma capela com invocação à Senhora das Neves, a praga teve fim e os campos reverdejaram, levando a dar-se à Senhora o título «dos Verdes». A lenda foi já publicada a 11 de Novembro 2009 aqui e o ex-voto representa essa calamidade, de uma comunidade que vê as searas todas destruídas pelos bichos e só o apelo solidário dos moradores circunvizinhos consegue travar. Desde essa época até hoje vêm em romaria à Senhora dos Verdes as populações limítrofes e de outras aldeias mais afastadas, todos os anos na sétima segunda-feira a contar da Páscoa, calhando este ano dia 9 de Junho. Em 1758 ao responder ao inquérito do Governo do Marquês de Pombal, o padre da aldeia de Forninhos já se lhe referia "São obrigados à Capela de Nossa Senhora dos Verdes várias procissões em alguns dias do ano principalmente nos dias Santos do Espírito Santo.".
Registo que a monografia de Forninhos, 2013, referencia também a procissão assim: "..., uma das maiores manifestações de fé exibidas pelas gentes de Forninhos está patente na festa que se realiza anualmente em honra de Nossa Senhora dos Verdes. Este culto Mariano surge, por volta de 1720, quando o povo confrontado com uma praga de insetos que devastou os campos e os seus cultivos dirigiu as suas preces para a Virgem Maria, que intercedeu às súplicas dos seus devotos salvando-lhes as culturas. Desde então, realiza-se uma procissão solene e Forninhos veste-se de gala para homenagear a Virgem pelo milagre. O cortejo parte do centro da aldeia em direcção à ermida que se eleva num local isolado rodeado de uma paisagem florestal conferindo-lhe uma ambiência única, propícia ao culto da virgem.". (sublinhado nosso).
De Forninhos nunca um "cortejo" partiu ou parte do centro da aldeia, mas sim da igreja matriz!
No entanto, merece destaque a descrição que fizeram do ex-voto (pág. 129):
"Na pintura, o elemento cromático predominante é o verde representado nos montes e no campo agrícola a ser contornado pela procissão que se dirige para uma pequena capela onde aparece a figura da Virgem envolta numa nuvem. A procissão surge diferenciada pela multiplicidade de cores representadas nas vestes dos elementos que nela participam. Encontra-se a predominância do branco, porventura uma irmandade que encabeça o cortejo empunhando uma bandeira processional vermelha. A meio, e como se houvesse uma clara intenção de marcar uma divisória na procissão, surge uma cruz processional e imediatamente atrás aparecem misturados elementos do povo com o pároco que leva nas mãos um livro aberto. A terminar a procissão desponta um grupo de mulheres envoltas numa capa negra. Este grupo é uma representação bastante curiosa porque nos permite ter uma ideia como era uma procissão à época, isto porque, enquanto algumas mulheres conversam descontraidamente, outras permanecem em oração. Mas dentro do grupo representado, destaca-se uma figura feminina distinta das demais, portadora de um vestido verde e uma bengala, insinuando uma idade mais avançada, apoiando o queixo na sua mão esquerda numa clara atitude de contemplação.". (sublinhado nosso).
Fico muito feliz quando vejo descrições reais. Talvez seja o melhor texto visto na obra. Pena mesmo "aquela" do cortejo partir do centro da aldeia em direcção à ermida!

MILAGRE QVE FES N.S. DOS VERDES EM AS SEARAS DESTRUVIDAS DOS BICHOS E FAZENDO HVA MVI DEVOTA PROCIÇAM OS MORADORES CIRCVM VEZINHOS, FOI NOSSA SENHORA SERVIDA QVE SE APLACASSE ESTA PRAGA. ERA DE 1720. Assim indica a legenda.



Artigo Completo: A romaria de Nossa Senhora dos Verdes
Fonte: O Blog dos Forninhenses
5 O CHIBITO: A romaria de Nossa Senhora dos Verdes Dia 9 de Junho (segunda-feira) realiza-se mais uma romaria à Nossa Senhora dos Verdes em Forninhos. ex-voto  Diz a lenda...

14:52 | 6 de junho de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >