4 de junho de 2014

Esparregado de favas

FAVAS ME FARTAM...FAVAS ME MATAM

De tão tenras, quase parece migar caldo verde...

Eu, que como quase todas as crianças e adolescentes detestava-mos favas, fomos por "obrigação" aprendendo a gostar delas, por imposição e promessas, pois havia que poupar e aprender a gostar. Agora adoro, ainda por cima à moda antiga .
Rápido crescem com pouco trabalho e há que dar vazão a tantas das mais diversas formas de as cozinhar, até que como reza o ditado: "as pulgas vêm com as favas e vão com as uvas...".
Pedi-lhe e como de costume, lá me fez a vontade. No quintal  frente à casa, lá estavam elas, precoces e tenrinhas, nem era preciso tirar o fio.
- Hoje vais-te regalar e matar saudades. Disse-me ela.
Já não larguei a cozinha e fui memorizando atentamente como ela fazia, sem balança para pesar e coisas para medir. Tudo estava na cabeça, pois era fácil, dizia. Para ela....
Cortou-as, as vagens, em pequenos pedaços e colocou a cozer em água e sal. Deixou as favas a escorrer e guardou parte da água da cozedura.
Depois e tudo a gosto e saber, refogou cebola e um dente de alho em azeite da casa e cortou um bom bocado de chouriça caseira e ao qual juntou pedaços de carne de porco da barriga, entremeada.
Foi mexendo volta e meia, e apenas pelo cheiro, deu para perceber que ela percebia da coisa, nem precisava provar. Estava no ponto!
Havia que juntar as favas já bem escorridas e foi o que fez, acrescentando um pouco da água da fervura guardada.
A seguir a farinha triga, deitada com calma e carinho, sem pressa alguma, afinal o almoço ainda estava dentro da hora, mas não podia deixar de mexer volta e meia, acrescentando mais um pouquito de água, a necessária e quase no fim, o toque de génio, um pingo de vinagre de vinho, avô do que estava na jarra de vinho e que iria acompanhar este manjar.
Dois minutos depois e estava pronto.
Nem dei conta de que antes já tinha fritado uns torresmos para acompanhar.
E que dizer?
Mais ou menos assim as comi em cada de minha mãe, passados tantos anos e juro, nunca me souberam tão bem.
"Foram favas contadas"!



Artigo Completo: Esparregado de favas
Fonte: O Blog dos Forninhenses
5 O CHIBITO: Esparregado de favas FAVAS ME FARTAM...FAVAS ME MATAM De tão tenras, quase parece migar caldo verde... Eu, que como quase todas as crianças...

18:09 | 4 de junho de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >