Da Comarca de Arganil de 19 de Dezembro de 1930, retirei este apontamento referente ao 1º aniversário do Grémio Arganilense, actual Casa da Comarca de Arganil.
A Casa da Comarca de Arganil é uma das mais dinâmicas Casas Regionais em Lisboa. Situada na Rua da Fé, 23, 1º é considerada a "mãe do regionalismo arganilense". Praticamente todas as colectividades do concelho, têm a sua sede nesta Casa. E, são muitas em Lisboa, as colectividades arganilenses, algumas delas com bastante actividade e dinamismo.
Algumas das aldeias da região de Arganil devem, a estas Comissões ou Ligas de Melhoramentos, muitos dos equipamentos sociais que possuem. Através de peditórios, festas, donativos generosos de alguns beneméritos, conseguiram - quando muitos não pensavam vir a ter - , a água ao domicílio, escolas, ruas calcetadas, fontenários, etc.. Isto, nos anos 40, 50, e 60 do século passado.
Nesta festa do 1º aniversário que, ocorreu em Dexembro de 1930, o nosso conterrâneo Francisco Mendes Póvoas, esteve presente na qualidade de dirigente do Grémio Beirão, redactor de "O Beirão" e amigo pessoal dos dirigentes do Grémio em festa.
Artigo Completo: Grémio Regionalista da Comarca de Arganil - Festa de Aniversário
Fonte: António Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário