14 de junho de 2014

Notícias da Rebolosa

 

      O senhor Francisco Afonso é um desportista nato e adepto fragoroso do desporto rei, o futebol. Em 1968 regressou à Rebolosa, proveniente de França onde residia, para cumprir o serviço militar obrigatório. Nesta data jogava-se futebol, ou melhor, tentava-se jogar, no terreiro e no recinto onde atualmente se realizam as festas. Porém este espaço era também reivindicado pelas diversas pessoas e animais que por lá passavam, logo a invasão de campo e as interrupções do jogo eram constantes.

      Perante esta situação o senhor Francisco teve a notável ideia de albergar a missão de selecionar um espaço exclusivo para o desporto, onde se inserisse o futebol.

      Nesta missão foi coadjuvado pelo senhor Álvaro Marques.

      Para tal, diligenciaram junto da Junta de Freguesia, que se prontificou a ceder um espaço. O critério de seleção foi o que ficava mais perto das habitações e com melhores acessos, por conseguinte, era e continua a ser da Junta de Freguesia, só que, infelizmente, o relevo apresentava-se geograficamente inclinado, que dificultava a prática desportiva. Contudo, este declive não foi o suficiente para dissuadir da ideia de ali realizar um campo de futebol. Para tal recorreram a uma empresa de terraplanagens em Vila Fernando, pois na época empresas desta atividade eram escassas.

      Nesta altura, era também difícil conseguir apoios de entidades oficiais para obras como esta, em prol da comunidade; devido a este facto o senhor Francisco Afonso, pagou todas as despesas inerentes à realização da terraplanagem, que para as inflacionar muito contribuiu o facto de ser um subsolo constituído por rocha granítica. O montante despendido foi de 9.000$00 (nove mil escudos) sendo este de valor considerável para época (1968). No que concerne a despesas o senhor Francisco foi reembolsado em parte deste dinheiro com o contributo de muitos jovens e de outros menos jovens da Rebolosa. Apesar de tudo, no final o balanço entre as receitas e despesas balançou a favor das despesas, sendo o saldo negativo suportado pelo grande impulsionador desta reflexão, o senhor Francisco.

      Presentemente o senhor Francisco está radicado na Rebolosa onde o seu contributo em prol da comunidade está circunscrito ao coro da igreja conjuntamente com a sua guitarra.

      Fazer parte de uma hipotética lista candidata à Junta de Freguesia não está, para já, no seu horizonte.

      No que diz respeito a atividades desportivas, estas não são muito frequentes por falta de jovens e menos jovens desportistas, para a prática das mesmas.

      Para que esta benéfica ação não seja apagada pelo tempo não há nada melhor que a colocação de uma placa alegórica ao reconhecimento deste tema, nas instalação do campo de futebol, para avivar os autores e o ano de construção deste espaço desportivo.




Artigo Completo: Notícias da Rebolosa
Fonte: SIMPLESMENTE REBOLOSA
5 O CHIBITO: Notícias da Rebolosa         O senhor Francisco Afonso é um desportista nato e adepto fragoroso do desporto rei, o futebol. Em 1968 regressou à Rebolosa, pro...

09:50 | 14 de junho de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >