THETA [Sessão hipnótica] é a mais recente produção do AQUILO teatro que surge do guião cinematográfico "Theta" de Gabriel Godinho, dramatizado e encenado por João Louro num género de 'ensaio de metamorfose' entre o teatro e o cinema. O espetáculo estreou em Maio no TMG e é agora reposto a 25 de julho, no Pequeno Auditório.
Ao colocar em articulação estas duas linguagens, encontra na relação de presença/ausência do corpo físico do ator, uma estrutura narrativa e um formato para esta história.
Evolui numa ação que se vai desvendando cuidadosamente entre a presença do ator em palco, e sua imagem num monitor em tempo real, intercalada com planos previamente editados de modo a sugerir uma aparente presença e diferentes ações em simultâneo do mesmo personagem. O ato de gravar definiu a cenografia e assumem-se os objeto que dele fazem parte.
Este espetáculo aborda o cinema e agrega velhas e novas tecnologias num género de teatro multimédia, que se transforma numa sessão. Num encontro no qual todos os sentidos são envolvidos de modo a deixar de lado estímulos exteriores. Propõe ao público uma experiência imersiva onde o som desempenha uma função de gatilho sensorial, persistentes em todo o espetáculo, sob a forma de ondas sonoras theta (7Hz, idênticas ás do cérebro humano) num limiar de agressão.
Com forte citação à plateia sobe forma de ação terapêutica, acompanhamos a sessão hipnótica do personagem que se torna também do público, que através da recriação do subconsciente do personagem, seus sonhos e psicoses, num confronto de consciência coletiva.
Bilheteira aqui.
Bilheteira aqui.
Artigo Completo: Sexta no TMG, Aquilo repõe "Theta [sessão hipnótica]"
Fonte: Teatro Municipal da Guarda
Sem comentários:
Enviar um comentário