2 de setembro de 2014

Despedida do Padre Hélder Lopes

 

Teve lugar no dia 31 de agosto, domingo, pelas 14.30 no salão paroquial de Ruivós a missa, a última como pároco das freguesias que constituem o Planalto do Côa: Bismula, Rapoula do Côa, Vale das Éguas, Ruivós, Ruvina, Badamalos e Carvalhal, Vilar Maior e Arrifana. 

Despedida do padre Helder Resumo da homilia Que me perdoe o padre Heldér o atrevimento de resumir a sua homilia. Exercício difícil de fidelidade ao seu pensar e sentir. «Andei muitos dias a pensar o que vos haveria de dizer nesta ocasião. Tenho o coração transbordante de sentimentos que gostaria ainda de poder partilhar convosco, mas jé é tão pouco o tempo … Se hoje falar muito, tereis de me perdoar …» 1. Diz-nos o Evangelho que ‘Jesus começou a ensinar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito… ‘ e Pedro, acabado de ser nomeado Pedra angular da Igreja, responde-lhe: ‘Deus te livre de tal, Senhor!’ , significando com isso a reação dos que não entendem a paixão e morte de Jesus e, por aí, não entenderem a dor e sofrimento no mundo. Deus não gosta do sofrimento mas Deus tem um plano em que ele se enquadra e Jesus apresenta as condições básicas para quem O deseja seguir: ‘Se alguém quiser seguir-me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me’ ‘Tu me seduziste, Senhor, e eu deixei-me seduzir’ 2. Passaram seis anos. Os balanços estão feitos. Não nos vangloriamos porque sabemos que ‘Vaidade das vaidades tudo é vaidade’. Deus, justo juiz, nos julgará. Um convite a olhar para o trabalho a descobrir novos caminhos para as comunidades cristãs. 1) O trabalho realizado não começou do zero, e deveis continuar o trabalho do ponto em que está. 2) Cada comunidade tem o seu próprio ritmo e dentro dela cada um tem o seu ritmo também. É muito importante que os que estão mais avançados deem as mãos aos que , porventura, tenham ficado mais para trás. 3) Convite a ultrapassar os rótulos colocados em pessoas , à interajuda. 4) Chamada de atenção especial para ajudar: os doentes e idosos- não os deixem sós; as crianças e os jovens – precisam de modelos de virtude e de fé; as famílias mais jovens – a partilha da fé fortalece a união familiar e o aprofundamento da fé dará as razões necessárias para superar dificuldades e dúvidas. 5) Merece realce o trabalho de equipa e a comunhão inter-paroquial que ultrapassa ‘as capelinhas’ para a vivência de igrejas comunhão de igrejas, Igreja comunhão de comunidades. Há mais pequena aragem pode destruir-se o trabalho de tantos anos. 6) Incentivo à formação da fé e da espiritualidade, à participação na Escola da fé, nos Retiros Mensais, as atividades diocesanas. 7) Apostar na formação das pessoas que essa é a primeira ‘obra’ que Deus nos pede. 8) Apelo à preservação de todo o património e, dentro desse esforço, um esforço maior para salvaguardar aquela que é a mais bela herança dos nossos antepassados: o património religioso e cultural. 9) Lembrar que mais importante que o património material é o património espiritual, mais importante que os edifícios são as pessoas. E a cultura destas comunidades está impregnada de religiosidade que deveis preservar. 10) Um último apelo: Acolhei de braços abertos e de coração sincero os padres que a Igreja vos mandar. Acolhei bem o Padre Daniel. Aprendei dele a jovialidade do evangelho, a alegria da fé e o encanto da música. 3. E, finalmente, um convite a dar graças e louvar o Senhor. Dar graças pelo mais importante: VÓS:’ familiares, paroquianos, pessoas com quem partilhei os últimos anos, e que agora se juntam ao rol dos meus amigos … vós foste o tesouro que o Senhor me deu por herança ao longo destes anos ‘ «Peço-vos que rezeis por mim»




Artigo Completo: Despedida do Padre Hélder Lopes
Fonte: vilarmaior1
5 O CHIBITO: Despedida do Padre Hélder Lopes   Teve lugar no dia 31 de agosto, domingo, pelas 14.30 no salão paroquial de Ruivós a missa, a última como pároco das freguesias que const...

14:13 | 2 de setembro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >