31 de outubro de 2014

Acabem Já! Com as Políticas Sociais!

Há algum (leia-se bastante) tempo que não escrevia neste espaço. Recomeço, logo, com uma recomendação: Acabem já com as políticas sociais!

Mas que maçada o Estado andar a ajudar as pessoas a (re)fazerem as suas vidas. Que maçada o Estado ajudar as pessoas a terem condições para se autonomizarem das medidas de apoio. Que maçada o Estado (a máquina que controla o poder) estar a contribuir para que existam mais esclarecidos no país. Que maçada para o Estado estar a dotar verbas para as políticas sociais em vez para os grandes grupos económicos e para mais secretários de estado, conselheiros, consultores e tantos outros profissionais que iriam ter a maçada de pensar, fechados em gabinetes, em políticas - vejam lá - sociais. Que maçada!

O bom mesmo é o assistencialismo e a caridade. É verdade! Assim é mais simples distinguir quem é pobre de quem não é. Neste sistema, o capitalista liberal sempre pode brilhar e, ainda, recolher alguns benefícios fiscais. Sempre se pode mostrar na televisão, na rádio, no jornal ou em redes sociais globais que ajudou mais um pobrezinho. É o show necessário. É a verdadeira ajuda!

No assistencialismo ou caridade, continuamos a perpetuar a pobreza, tanto monetária como cultural e intelectual. Este sistema não potencia as capacidades/competências dos indivíduos, permitindo que os mesmos continuem na condição de pobres. Não promove o emprego, não promove a tão aclamada inclusão. Antes pelo contrário, continua a fomentar uma sociedade de castas, em que aos mais desfavorecidos não lhes é permitido o acesso a muitos bens (e não, não falo só da comida).

As políticas sociais, além do contributo financeiro que poderão dar ás famílias mais desfavorecidas, deverão ser acompanhadas por programas que desenvolvam várias competências nos indivíduos, por forma a que os mesmos se autonomizem da medida de apoio e se efective uma verdadeira inclusão. Mas é uma maçada os gabinetes, na metrópole estarem a dispender tempo a pensar em estratégias de bem estar da população. Dá muito trabalho. É mais fácil ir acabando com os programas de intervenção social.

Até um próximo post!


Artigo Completo: Acabem Já! Com as Políticas Sociais!
Fonte: Sentido Interior
5 O CHIBITO: Acabem Já! Com as Políticas Sociais! Há algum (leia-se bastante) tempo que não escrevia neste espaço. Recomeço, logo, com uma recomendação: Acabem já com as políticas sociais! ...

18:11 | 31 de outubro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >