A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou a atribuição dos subsídios anuais aos grupos culturais do concelho.
Conforme deliberação na reunião do executivo de 2 de outubro, foi aprovada a proposta para atribuição de 87.350 euros a um total de 29 grupos culturais, um valor que se destina à prossecução de atividades e à comparticipação nas despesas de funcionamento.
Os subsídios aos grupos culturais, mantêm-se nos níveis de anos anteriores, verificando-se um aumento no bolo financeiro, no global, devido à existência de mais grupos culturais.
Além de não ter sido objeto de qualquer corte ou redução de verbas vai ao encontro do que tem sido o entendimento do executivo em permanência relativamente ao trabalho que é dinamizado por estes grupos, nomeadamente na defesa da cultura e do património imaterial do concelho de Oliveira do Hospital.
O Município de Oliveira do Hospital assinalou o Dia Internacional do Idoso que se comemorou na quarta-feira, 1 de outubro. Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital abriu as suas portas a vários utentes de diferentes instituições do concelho.
Foi uma tarde cultural promovida no âmbito do Projeto “Lar na Biblioteca” e que iniciou com uma visita guiada às instalações daquele equipamento municipal. De seguida, já devidamente instalados no auditório da Biblioteca, os idosos assistiram ao filme “A Aldeia da Roupa Branca”, um clássico do cinema português.
A atividade foi participada pelos idosos de três instituições – Lar VitaMaravilha de S. Paio de Gramaços, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e a Associação Progressiva de Santo António do Alva.
A festa da castanha em Aldeia das Dez realiza-se nos dias 25 e 26 de Outubro.
No passado dia 3 de outubro, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Oliveira do Hospital, decorreu o lançamento do livro “O Canto da Sereia” da autoria de Juvenália Marques, natural de Oliveira do Hospital. Trata-se de uma edição do Município de Oliveira do Hospital em parceria com a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços.
No dia em que a autora completava mais um aniversário foram muitos os amigos e interessados que se associaram a este momento. Na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Juvenália Marques ouviu rasgados elogios à sua poesia que enche as páginas deste seu terceiro livro.
Fonte: http://ift.tt/1n9KJJ6t/
Artigo Completo: Ecos de Oliveira do Hospital
Fonte: António Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário