16 de outubro de 2014

NOS TRILHOS DO CONTRABANDO

 

 

cont_ze.jpg

 Sempre na companhia de José Manuel Nunes Campos, deixámos a aldeia raina de Foios e atravessámos a fronteira em Naves Frias, onde se situa um posto de observação do serviço meteorológico espanhol.

Virámos à direita em direcção a Valverde del Fresno. O nosso guia caracterizou esta terra como um grande porto de mar devido à grande afluência de gentes que para aqui se dirigia para fazer as suas transacções comerciais.

Era para aqui que as mulheres e raparigas de Foios traziam leite levando depois para Portugal o azeite ou o vinho que aqui se produz devido a um microclima, quase mediterrânico.

Era também nos carreiros destas encostas que se fazia o contrabando, o de subsistência e o do negócio mais graúdo que começou com o volfrâmio e, ultimamente, passou ao café e às máquinas de costura.

Muitos eram os trilhos que, principalmente à noite, os contrabandistas percorriam fugindo à vigilância da guarda civil espanhola e à fúria da guarda fiscal portuguesa. Empurrados para situações difíceis que, muitas vezes levavam a acidentes com riscos para a própria vida.

cont_s_mart.jpg

Valverde del Fresno com Eljas e San Martin de Trevejo formam um trio de aldeias espanholas da raia onde a economia local girava à volta do contrabando.

Pertencem todas à província de Cáceres da Comunidade Autonómica da Extremadura. É aqui que se fala o mañego, idioma da família das línguas galaico-portuguesas e que aqui chamam a Fala.

San Matin de Trevejo tem um lindo centro histórico, com a sua praça maior e, durante todo o ano, por aqui corre, a seu aberto, um rego de água que vai mudando de rua para rua.

Cont_franco.jpg

O Prof. José Manuel Campos sente-se aqui como nos Fois, a sua terra portuguesa.

É saudado e acarinhado como de um irmão espanhol se trata-se. Num dos bares de San Martin encontrou um velho amigo que outrora foi motorista do general Franco.

Franco que, ao contrário de Salazar, nunca fechou as fronteiras à emigração.

A emigração a salto, outro género de contrabando, que enriqueceu muitos passadores portugueses e espanhóis, foi o último assunto abordado pelo amigo Zé Manel neste Som da Gente que dedicamos ao contrabando.

Fotos:Alcides Riquito

 




Artigo Completo: NOS TRILHOS DO CONTRABANDO
Fonte: O SOM DA GENTE
5 O CHIBITO: NOS TRILHOS DO CONTRABANDO      Sempre na companhia de José Manuel Nunes Campos, deixámos a aldeia raina de Foios e atravessámos a fronteira em Naves Frias, onde...

11:52 | 16 de outubro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >