2 de outubro de 2014

Sessão dupla com “A história de um erro”, de Joana Barros



No próximo dia 7 de outubro, terça-feira, o Cineclube da Guardaapresenta, com o apoio do TMG, em sessão dupla o documentário “A história deum erro” de Joana Barros. As sessões, que contarão com a presença da realizadora, serão às 14h30 para instituições, escolas e outros grupos organizados e às 21h30 para o público em geral. Após o filme haverá debate que contará com a participação da realizadora, Joana Barros, bióloga e coordenadora da Associação “Viver a Ciência”.
O documentário “A História de Um Erro” recebeu o primeiro prémio na edição deste ano da “Ciencia en Acción” na categoria “Trabalhos de Divulgação científica – Meios de Comunicação”.

Este documentário é o primeiro filme da Associação Viver a Ciência e surge no contexto de um projeto de pós-doutoramento na área da comunicação de ciência. O filme debruça-se sobre as ramificações científicas, individuais, familiares e sociais da Paramiloidose, vulgarmente conhecida como ‘doença dos pezinhos’, e procura simultaneamente partilhar conhecimento, esclarecedor e fidedigno, sobre a doença e levantar o véu sobre os complexos aspectos humanos associados a uma patologia genética, incapacitante e incurável.
A PAF é uma doença hereditária particularmente prevalente no norte de Portugal e não tem cura. Cada portador tem 50% de probabilidade de transmitir a doença a cada um dos seus descendentes. Os sintomas manifestam-se geralmente na terceira década da vida e sem uma intervenção médica atempada, ela própria acarretando os seus riscos, os pacientes perdem progressiva e irreversivelmente a sua autonomia. Se deixada a seguir o seu curso natural, a PAF conduz à morte em dez anos depois de se manifestar.
Este era o destino inelutável de qualquer doente com PAF até há vinte anos atrás, mas importantes conquistas científicas e médicas vieram alterar radicalmente as suas perspectivas. Desde Corino de Andrade que descreveu a doença pela primeira vez, passando por Pedro Pinho Costa e Maria João Saraiva que destrinçaram as suas bases moleculares até Filipa Carvalho e Alberto Barros que desenvolveram um método de diagnóstico pré-implantação que permite aos portadores de PAF ter filhos sem o gene mutado.
O filme foi realizado com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.




Artigo Completo: Sessão dupla com “A história de um erro”, de Joana Barros
Fonte: Teatro Municipal da Guarda
5 O CHIBITO: Sessão dupla com “A história de um erro”, de Joana Barros No próximo dia 7 de outubro , terça-feira, o Cineclube da Guarda apresenta, com o apoio do TMG , em sessão dupla o documentário “A históri...

10:58 | 2 de outubro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >