1 de dezembro de 2014

A chegada da GNR à Guarda

IMG_7845.JPG

     Na Guarda foi hoje recriada a chegada dos primeiros elementos da GNR à cidade, ocorrida há cem anos.

    O espectáculo, encenado, contou com um pelotão fardado à época que, transportado numa composição ferroviária, deu entrada da estação da CP da Guarda poucos minutos depois das 14 horas.

     Nesta evocação histórica, os elementos da GNR foram recebidos pelas entidades oficiais de então (Presidente da Comissão Executiva Municipal, Governador Civil do Distrito); dezenas de figurantes animaram esta recriação do momento festivo que a cidade viveu aquando da chegada da Guarda Republicana, em 2 de Dezembro de 1914.

     A personagem do Governador Civil (interpretada por Vasco Queiroz) agradeceu “penhoradamente, ao governo da Nação, este valioso contributo que hoje se concretiza com a presença do garboso corpo da Guarda Republicana que temos na nossa frente”.

Cerimónia.jpg

      No seu texto, baseado em documentação da época, mormente na reportagem feita então pelo jornal “O Combate”, o Governador manifestou a sua convicção “que estes homens vão ser hercúleos pilares da segurança das nossas gentes e bens, imagem real da nova ordem política estabelecida, guardadores dos princípios basilares da República!”

     O Presidente da Comissão Executiva Municipal – protagonizado por Daniel Rocha – afirmou que “Republicana, a Guarda fraterna e hospitaleira recebe-vos de braços abertos. A Guarda, a Republicana, terá deste concelho o respeito e a gratidão de quem deseja a tranquilidade, a ordem pública; o apoio de quem abraçou este novo e ansiado regime, batendo-se pela igualdade, pela democracia, pela justiça! Este é um momento de grande significado para a história do nosso concelho.”

Recriação 20 ANA.jpg

      A concepção/coordenação do espectáculo (organizado pelo Comando Territorial da Guarda da GNR e com o apoio da Câmara Municipal) e a direcção de actores esteve a cargo de Américo Rodrigues. A ligação das intervenções e a descrição dos momentos desta recriação histórica foi feita pelo personagem que interpretava o papel de um jornalista de “O Combate”, período republicano que foi editado na Guarda, dirigido por José Augusto de Castro.

    Na ocasião foi também distribuído “O Paladino”, uma publicação feita para esta iniciativa que, apesar das condições atmosféricas instáveis (tal como há 100 anos atrás…) atraiu um elevado número de pessoas.

    Após ser tocado o Hino Nacional, pela Banda da Guarda Nacional Republicana, o pelotão da GNR, entidades oficiais presentes, actores, figurantes e o público que se deslocou à estação da CP rumaram para o Parque Urbano do Rio Diz, onde decorreu a cerimónia oficial comemorativa dos 100 anos da GNR na Guarda.

 

 




Artigo Completo: A chegada da GNR à Guarda
Fonte: correiodaguarda
5 O CHIBITO: A chegada da GNR à Guarda      Na Guarda foi hoje recriada a chegada dos primeiros elementos da GNR à cidade, ocorrida há cem anos.     O espectáculo, encenado, c...

02:34 | 1 de dezembro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >