16 de janeiro de 2015

Festas e Feiras onde acorriam os forninhenses

Foto de Henrique Lopes, de 08.Dez.2014
No mês passado o Henrique Lopes enviou-me umas fotos que tirou em Esmolfe, concelho de Penalva do Castelo (para quem não sabe é a terra da maçã bravo de Esmolfe) quando regressava a Lisboa no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Sr.ª da Conceição, então lembrei-me de fazer um 'post' sobre as festas e feiras, bem como as romarias, onde acorriam os forninhenses num passado recente. a Esmolfe, por exemplo, acho que só se ia a 23 de Janeiro, à feira do Santo Ildefonso. Mas como agora é que estamos perto da data, achei melhor só hoje trazer aqui esta tema.

St.º Ildefonso - Esmolfe (cortesia do google)
À feira anual dos 20 (a 20 de Janeiro), no Mosteiro, Penaverde, é que se ia sempre e ainda se vai, mas menos agora. E à "Feira Nova" - no mesmo sítio - igualmente. 
Depois, claro, à feira da vizinha freguesia de Dornelas também ia muita gente de Forninhos pois, em Forninhos não havia feira. E todas as 2.ªs Feiras, de 15 em 15 dias, iam à feira de Fornos de Algodres vender o queijo, bem cedo. Estranhamente não se ia muito à feira de Penalva do Castelo e à de Aguiar da Beira muito menos. Mas na "monografia, Forninhos, a terra dos nossos avós" lê-se isto: "Em Forninhos havia feiras, mas existia o hábito de se ir à feira de Penaverde, de Trancoso, de Aguiar e de Penalva." - quem puder confirme tal na pág. 109 e diga-me, se tiver coragem (para não dizer outra coisa...) que não se lê nada disto e sou eu que o estou a inventar!
Depois na 2.ª Feira da Páscoa e a 16 de Setembro, ia-se à Santa Eufémia, na freguesia da Matança, concelho de Fornos de Algôdres; ao S. Miguel "ali ao lado" na Quinta da Ponte, não se ia antigamente - só mais tarde. Mas ia-se à Nossa Senhora da Saúde, da Moradia, no último Domingo de Abril e a 8 de Setembro, dia da Natividade de Maria, mas também se ia à Muxagata, à festa em honra da Senhora dos Milagres.

S. dos Milagres, Muxagata, foto retirada do blog D´Algodres
E à grande romaria anual da Senhora dos Caminhos, nas Rãs, Sátão, também não se podia faltar, bem como ao São Bartolomeu, em Trancoso.

S. dos Caminhos, Rãs, Sátão (cortesia do google)
Também iam à Senhora da Lapa, mas por razões óbvias só no dia 14 de Agosto (ao arraial), já que dia 15 de Agosto celebra-se em Forninhos, desde tempos imemoriais, a festa em honra da S. dos Verdes. 
Dentro de cada um de vós também haverá deslocações e lugares especiais onde iam muitas vezes, contribuam falando também desses lugares da vossa terra, da vossa vida.

À tia Agostinha - mãe do XicoAlmeida - um grande BEM-HAJA pela ajuda. Os caminhos eram penosos, pois ía-se a pé, mas é maravilhoso ter na lembrança essas idas e vindas que ficaram para sempre guardadas dentro de si, até aquela ida à Senhora dos Remédios, em Lamego, de má memória por causa da morte de um homem.


Nota:
Quem quiser saber mais de algumas das festas e feiras referidas, clique nos links em baixo:



Artigo Completo: Festas e Feiras onde acorriam os forninhenses
Fonte: "Blog dos Forninhenses"
5 O CHIBITO: Festas e Feiras onde acorriam os forninhenses Foto de Henrique Lopes, de 08.Dez.2014 No mês passado o Henrique Lopes enviou-me umas fotos que tirou em Esmolfe, concelho d...

00:32 | 16 de janeiro de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >