Foto de Henrique Lopes, de 08.Dez.2014 |
No mês passado o Henrique Lopes enviou-me umas fotos que tirou em Esmolfe, concelho de Penalva do Castelo (para quem não sabe é a terra da maçã bravo de Esmolfe) quando regressava a Lisboa no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Sr.ª da Conceição, então lembrei-me de fazer um 'post' sobre as festas e feiras, bem como as romarias, onde acorriam os forninhenses num passado recente. a Esmolfe, por exemplo, acho que só se ia a 23 de Janeiro, à feira do Santo Ildefonso. Mas como agora é que estamos perto da data, achei melhor só hoje trazer aqui esta tema.
St.º Ildefonso - Esmolfe (cortesia do google) |
À feira anual dos 20 (a 20 de Janeiro), no Mosteiro, Penaverde, é que se ia sempre e ainda se vai, mas menos agora. E à "Feira Nova" - no mesmo sítio - igualmente.
Depois, claro, à feira da vizinha freguesia de Dornelas também ia muita gente de Forninhos pois, em Forninhos não havia feira. E todas as 2.ªs Feiras, de 15 em 15 dias, iam à feira de Fornos de Algodres vender o queijo, bem cedo. Estranhamente não se ia muito à feira de Penalva do Castelo e à de Aguiar da Beira muito menos. Mas na "monografia, Forninhos, a terra dos nossos avós" lê-se isto: "Em Forninhos havia feiras, mas existia o hábito de se ir à feira de Penaverde, de Trancoso, de Aguiar e de Penalva." - quem puder confirme tal na pág. 109 e diga-me, se tiver coragem (para não dizer outra coisa...) que não se lê nada disto e sou eu que o estou a inventar!
Depois na 2.ª Feira da Páscoa e a 16 de Setembro, ia-se à Santa Eufémia, na freguesia da Matança, concelho de Fornos de Algôdres; ao S. Miguel "ali ao lado" na Quinta da Ponte, não se ia antigamente - só mais tarde. Mas ia-se à Nossa Senhora da Saúde, da Moradia, no último Domingo de Abril e a 8 de Setembro, dia da Natividade de Maria, mas também se ia à Muxagata, à festa em honra da Senhora dos Milagres.
S. dos Milagres, Muxagata, foto retirada do blog D´Algodres |
E à grande romaria anual da Senhora dos Caminhos, nas Rãs, Sátão, também não se podia faltar, bem como ao São Bartolomeu, em Trancoso.
S. dos Caminhos, Rãs, Sátão (cortesia do google) |
Também iam à Senhora da Lapa, mas por razões óbvias só no dia 14 de Agosto (ao arraial), já que dia 15 de Agosto celebra-se em Forninhos, desde tempos imemoriais, a festa em honra da S. dos Verdes.
Dentro de cada um de vós também haverá deslocações e lugares especiais onde iam muitas vezes, contribuam falando também desses lugares da vossa terra, da vossa vida.
À tia Agostinha - mãe do XicoAlmeida - um grande BEM-HAJA pela ajuda. Os caminhos eram penosos, pois ía-se a pé, mas é maravilhoso ter na lembrança essas idas e vindas que ficaram para sempre guardadas dentro de si, até aquela ida à Senhora dos Remédios, em Lamego, de má memória por causa da morte de um homem.
Nota:
Quem quiser saber mais de algumas das festas e feiras referidas, clique nos links em baixo:
Artigo Completo: Festas e Feiras onde acorriam os forninhenses
Fonte: "Blog dos Forninhenses"
Sem comentários:
Enviar um comentário