28 de fevereiro de 2015

ARTE RUPESTRE EM MOLELINHOS

molçelinhos1.jpg

No programa desta semana, O Som da Gente vai ouvir falar da mais antiga representação artística que se conhece, a arte rupestre.

Vai ser nosso guia o Dr. Jorge Arrais, técnico superior da Câmara Municipal de Tondela, mestre em Arqueologia e Território.

molelinhos2.jpg

 

A arte rupestre em Molelinhos, mais propriamente no lugar da Carvalheira, foi descoberta pelo médico António Almiro do Vale em 1932. 

Mantendo-se  inalterado até 1989, o local foi, em 1992, classificado como Imóvel de Interesse Público.

Em 1974, ano em que se iniciaram os trabalhos de limpeza,  os arqueólogos Mário Varela Gomes e Jorge de Pinho Monteiro fizeram o levantamento do primeiro painel de gravuras.

O complexo é constituído por seis painéis, integrados numa plataforma de xisto, com gravuras que datam da idade do Bronze Final e do início da II Idade do Ferro.

Embora também marcadas no xisto, são posteriores às do Vale do Côa.

molelinhos3.jpg

 

Com a finalidade de protecção e recuperação patrimonial, entre Outubro de 2013 e Janeiro de 2014, foi aqui concretizado o projecto de musealização da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos.

O projecto assenta num percurso sobre estruturas metálicas permitindo a observação, de perto, de todos os elementos arqueológicos aqui descobertos. 

Fotos: Alcides Riquito




Artigo Completo: ARTE RUPESTRE EM MOLELINHOS
Fonte: O SOM DA GENTE
5 O CHIBITO: ARTE RUPESTRE EM MOLELINHOS No programa desta semana, O Som da Gente vai ouvir falar da mais antiga representação artística que se conhece, a arte rupestre. Vai ser...

00:29 | 28 de fevereiro de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >