2 de junho de 2014

Volta da Posta II - IC5/N315 aberto a todos

Em Fevereiro fui com um grupo de amigos fazer um passeio de bicicleta, pela zona do Baixo Sabor, com o objectivo de conhecer a região antes de ser inundada por mais uma barragem.

Começando na aldeia da Foz do Sabor, com paragem quase no final da volta em Carviçais, onde iríamos saborear uma Posta à Mirandesa num afamado restaurante local.

Ver o relato aqui.

Infelizmente o passeio foi interrompido na passagem do Rio Sabor. Um troço da estrada N315 foi fundida com novo IC5 para fazer a passagem do Rio Sabor, evitando a construção de uma nova ponte e a poupança de alguns milhões de euros.

A ponte da N315/IC5 do Rio Sabor. Fonte: http://ift.tt/1kZrctQ
É uma situação muito comum noutros locais, onde na passagem de grandes rios as vias reservadas ao trânsito automóvel são abertas a todos os veículos e peões. Acontece por exemplo no IP3 na passagem do rio Mondego.

Mas no caso do IC5/N315, de certeza que alguém que não conhecia a região não decidiu assim, fechando esse troço da N315 aos veículos não automóveis e aos peões. De repente, os habitantes das duas margens tiveram uma nova fronteira, não podendo por exemplo passar com um tractor para a outra margem, mesmo se tivessem terrenos nos dois lados. O habitantes e autarcas locais alertaram quem de direito para este problema, foram feitas manifestações, mas nada mudou.

Ainda durante o passado mês de Fevereiro, a nossa aventura falhada chegou ao conhecimento de um companheiro de pedaladas, que é também deputado na Assembleia da Republica. Sobre este assunto, apresentou uma questão ao Ministro da Economia, juntamente com uma deputada do distrito de Bragança,  com o assunto "Atravessamento do Rio Sabor pela N315 interrompido pela IC5"-



A reposta do Ministério da Economia demorou alguns meses a chegar, mas foi positiva. Segundo a resposta, um pequeno troço do IC5 entre Parada/Sardão e a ligação ao lugar de S. Pedro foi aberto à passagem de veículos agrícolas. Entre S. Pedro e Meirinhos há depois um caminho de terra, permitindo retomar a N315 mais à frente.




Na reposta não estão referidas bicicletas. Mas se passam tractores, também deverão poder passar bicicletas, nem que seja preciso montar um arado! A Volta da Posta versão 2 está para breve!


Artigo Completo: Volta da Posta II - IC5/N315 aberto a todos
Fonte: Viver na cidade da Guarda
5 O CHIBITO: Volta da Posta II - IC5/N315 aberto a todos Em Fevereiro fui com um grupo de amigos fazer um passeio de bicicleta, pela zona do Baixo Sabor, com o objectivo de conhecer a região antes ...

01:11 | 2 de junho de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >