15 de setembro de 2014

Alguns frutos secos

Agora é a altura da apanha das avelãs. Hoje em dia já poucas se apanham, embora quase todas as casas tenham aveloeiras para apanhar, em maior ou menor quantidade. Mas ao falar de avelãs, que é o fruto da avelãzeira ou aveloeira/aboloeira como se diz em Forninhos, não posso deixar de referir, como esta era importante nesta terra, nos anos 60/70 do século passado, pois era ver ranchos de jovens a apanhar avelãs para a casa do Sr. Amaral, que era uma casa que dava trabalho, na limpeza dos pinhais, nas vindimas, na apanha das avelãs, na vareja, nas sementeiras e colheitas em geral. E, naquela altura não ficava nas aveloeiras ou no chão uma única avelã!


É consumida ao natural e é usada em bolos, aos quais acrescenta um sabor muito apreciado. Eu gosto :-)



A aveleira é um arbusto e é fantástica a simbiose que pode haver entre a aveleira e um cogumelo, no caso, o chamado tortulho. São os primeiros cogumelos a aparecer, vêm com as primeiras chuvas e apanhá-los é um regalo, falo por mim que gosto mais de vê-los e apanhá-los do que comê-los.


As nozes também estão quase maduras e os esquilos não tardarão a aparecer para se deliciarem com este pitéu!


Li que a nogueira (árvore) foi trazida para a Península Ibérica pelos romanos e que adaptou-se muito bem. Em Forninhos, não há muitas, diga-se, mas há algumas bem altas e de copa larga. É dela que se colhem as nozes que são nada mais que as sementes, através das quais se reproduz.



Por último, os figos pretos e brancos, que são fruta frágil, mas podem consumir-se secos. Secos, em tabuleiros de madeira compridos, adquirem no Inverno uma camada branca que os torna doces e macios ao paladar.



Passados os Finados os figos já ninguém os quer. Porquê? "Porque foram lambidos pelos defuntos".



Artigo Completo: Alguns frutos secos
Fonte: O Blog dos Forninhenses
5 O CHIBITO: Alguns frutos secos Agora é a altura da apanha das avelãs. Hoje em dia já poucas se apanham, embora quase todas as casas tenham aveloeiras para apanhar, em ma...

01:38 | 15 de setembro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

< >