Ande o frio por onde andar, pelo Natal cá vem parar
Os interesses comerciais, estão a sobrepor-se ao verdadeiro espírito natalício. E nós sabemos que é verdade. Nas aldeias beirãs, felizmente as tradições ainda se vão mantendo. Por exemplo, as filhoses ainda são um doce com presença obrigatória na mesa do natal. Têm uma cor de sol, dada pela fritura, com um toque areado dado pelo açúcar que se polvilha sobre elas.
Feitas em cada casa, a base deste doce é a farinha de trigo e fermento de padeiro, a que se acrescentam os ovos caseiros e algum azeite e aguardente q.b.. Depois de levedada a massa é separada em pequenas porções que se trabalha com as mãos de forma a ficar esticada/espalmada, de seguida é levada a fritar em azeite (ou óleo) bem quente e é ficar a vê-las crescer e...salivar.
Feitas à lareira e fritas no nosso bom azeite têm outro sabor!
Feitas à lareira e fritas no nosso bom azeite têm outro sabor!
Quando estão no ponto de fritura, que é quando atinge uma cor dourada, retiram-se e num prato grande são polvilhadas só com açúcar (ou com uma mistura de açúcar e canela). É neste momento que sabe bem saborear a primeira.
Entretanto, é meu dever informar que a panela de ferro de três pernas, não faz parte do contexto das filhoses, mas ela é um adereço indispensável para evitar o calor excessivo a quem as está a "esticar" ou a "virar". Quem já participou nesta tarefa, facilmente compreenderá a presença da dita cuja.
É um belo "serão" passado em família a fazer as filhoses.
Votos de um Feliz Natal 2014 para os forninhenses e para todos os nossos visitantes, amigos bloguistas com filhoses e tudo a que o Natal tem direito.
***BOAS FESTAS***
Artigo Completo: Feliz Natal 2014
Fonte: "Blog dos Forninhenses"
Sem comentários:
Enviar um comentário