A capela de Nossa Senhora dos Verdes foi um dos monumentos mais simbólicos do nosso concelho e limítrofes, não tanto pela sua grandiosidade ou beleza, mas sobretudo pela sua história.
Vários autores defendem que a capela foi erigida em louvor a Nossa Senhora dos Verdes - padroeira dos renovos agrícolas - com o objectivo de agradecer o milagre acontecido na Era de 1720, quando uma praga de gafanhotos se abateu sobre os campos da região, desaparecendo, somente, graças à intervenção de Nossa Senhora. A capela apresenta uma "planta longitudinal", composta por alpendre, nave, capela-mor mais estreita e baixa, com sacristia de planta rectangular adossada ao alçado lateral esquerdo.
Todavia, a arquitectura do edifício aponta para uma construção anterior, mais próxima do século XVII, pois sabe-se que está gravada na parede da nave, lado direito, a Era de 1696 (com o reboco das paredes e pintura de cor branco, em 2009, foi tapada), sendo assim é hoje quase certo que a ermida já existia antes de 1720. Segundo a lenda a capela foi construída devido ao aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora numa fonte ou nascente situada junto ao local.
Antes, caiada |
Depois, com a pedra à vista |
Hoje, rebocada e pintada |
Ao longo dos anos, várias obras foram mudando o exterior da capela, descubra outras diferenças!
Artigo Completo: Restaurar ou modificar?
Fonte: "Blog dos Forninhenses"
Sem comentários:
Enviar um comentário